ESIC

Selo EQAVET

No dia vinte e um de fevereiro, no auditório da ESIC, realizou-se uma parceria /intercâmbio online , via teams entre a Escola Secundária de Santarém e a Escola Secundária Inês de Castro.

A sessão/aula inserida no ciclo de cinema e debate: “Do Bem e Do Mal”, teve como documento base, o filme: “Anjos e Demónios”, proposto para visualização e análise, pelas professoras de filosofia das duas escolas envolvidas.

 A atividade iniciou-se com um momento artístico: musical e pictórico , dado que, as alunas e alunos da turma 11º A da ESIC, cantaram e tocaram ao piano o tema: “Rise Up”, assim como, deram a conhecer/contemplar a pintura realizada na escola, constituindo uma interpretação estética do tema do debate .

Posteriormente, a Escola Secundária de Santarém procedeu à sua apresentação e abriu  o tema do debate,  apresentando o trailer do filme e imagens da capela Sistina no Vaticano.

Procedeu-se, então ao encontro dialógico  argumentativo  entre os alunos das diferentes escolas, que a apresentaram as suas posições e problemas abordados no filme.

No final a Escola Secundária de Santarém fechou a sessão/aula apresentando o seu momento artístico.

 A atividade contextualizada no PNA, permitiu o desenvolvimento das diferentes competências e capacidades previstas no perfil dos alunos e desde logo, a mesma, se encontra fundamentada nas aprendizagens essenciais da disciplina de Filosofia.

 

A professora de Filosofia, responsável pela atividade:

________________________________________

Paula Santos