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Serviços Técnico-Pedagógicos (STP)

A equipa dos Serviços Técnico-Pedagógicos (STP) da EscolaSecundária Inês de Castro (ESIC) é composta por dois Psicólogos, uma Assistente Social e duas Educadoras Sociais.

São várias as áreas de atuação dos profissionais dos STP, destacando-se a orientação escolar e profissional, o apoio psicológico aos alunos, a consultadoria com pais e professores no apoio à sua prática educativa, a colaboração na avaliação e análise da intervenção para alunos com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem, a intervenção em problemas de indisciplina, a resolução de problemas de absentismo e abandono escolar e a participação em diversos projetos da escola.

O pedido de apoio ou encaminhamento de alunos, ou o pedido de intervenção em problemas de absentismo ou abandono escolar, é feito junto dos profissionais do gabinete.

Projetos STP em execução em 2021/2022

Biblioteca

        A biblioteca da ESIC é um espaço moderno, espaçoso e bem iluminado por luz natural. Para além do acervo tradicional de centenas de livros de todas as áreas, possui ainda revistas e jornais, DVD’s e CD’s à disposição de alunos e todos os elementos da comunidade educativa. Poderão ser consultados no local ou requisitados para casa.

A biblioteca tem ainda ao dispor dos utentes de vários computadores com ligação permanente à Internet.

Museu

Projeto iniciado em 2011, o Museu ESIC abriu ao público em 2016 com os objectivos de exibir o percurso histórico desta escola assim e captar momentos de interacção entre estudantes, professores e outras entidades através de diversas exposições e eventos. Cultura de escola, memória e identidade são as palavras-chave deste projecto.

Escola Secundária Inês de Castro - Museu

Supervisão Pedagógica

O projeto da supervisão e(m) colaboração surgiu da necessidade de dar resposta ao resultado da Avaliação Externa (2011) que apelou à melhoria do “acompanhamento e supervisão da prática letiva em sala de aula, enquanto processo de melhoria da qualidade do ensino e do desenvolvimento profissional” (Relatório 2009-2011, p. 9), assim como à perceção de que o formato de “comunidade de aprendizagem” constitui uma boa prática ao nível da formação.

Concretizou-se, ao longo de quatro anos, num design de oficinas pedagógicas creditadas, tendo sido criado no ano letivo 2014/15. Assumiu-se como uma prática formativa e colaborativa, em que há um reforço da importância da observação, da partilha e da reflexão de experiências pedagógicas em contexto de aula.

Ambiciona possibilitar a vivência de uma metodologia de ação colaborativa que ganha significado pela implicação de todos no estudo e procura soluções para os problemas e desafios que a escola enfrenta. 

Apresenta uma publicação anual – Caderno Pedagógico – a qual constitui uma forma de divulgação das práticas e do caminho percorrido e um filme ilustrativo de toda a dinâmica vivida.

Caderno Pedagógico 1

2014/2015

Caderno Pedagógico 2

2015/2016

Caderno Pedagógico 3

2016/2017

Caderno Pedagógico 4

2017/2018

 

Em 2020 foi concebido um padlet para reunir partilhas pedagógicas e práticas em contexto de sala de aula e em ambientes educativos exteriores à ESIC.

Eugénia Silva