Sobre a Esic...

Quem Somos?

CC-ESIC

A Escola Secundária de Canidelo, criada pela Portaria n.º 406/80, de 15 de julho, iniciou as suas atividades a 18 de novembro de 1985, com vinte turmas, num total de 688 alunos. No ano letivo de 1996/97, elegeu como patrono a figura histórica de Inês de Castro. A ESIC situa-se no concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, e abrange o território educativo das freguesias de Canidelo e a União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada. A Escola goza de uma localização privilegiada. Vizinha da Quinta do Fojo, encontra-se a escassos minutos da costa litoral e dos seus excelentes passadiços e ciclovias. A ponte da Arrábida separa-a da cidade do Porto.

Desde 2006 que a escola está inserida no programa TEIP por se localizar num território económica e socialmente desfavorecido, marcado pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar se manifestam (Direção-Geral da Educação, 2020). Sendo uma escola TEIP, tem como objetivo prevenir e reduzir o abandono escolar precoce, o absentismo, a indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.

Recentemente, foi requalificada e modernizada pelo programa de modernização da Parque Escolar, com exceção do pavilhão gimnodesportivo. Esta intervenção, finalizada em 2010, permitiu a satisfação de elevadas exigências de conforto, segurança, circulação e acessibilidade pela construção de cinco novos edifícios. Foram criados, ampliados, reorganizados e atualizados vários espaços de serviços, de trabalho, de apoio pedagógico, de convívio, de que são exemplo: secretaria, biblioteca, auditório, direção, zonas sociais, zonas de convívio, zonas de apoio socioeducativo, cantina, cozinha pedagógica, restaurante pedagógico, gabinete de primeiros socorros, áreas técnicas diversificadas, bem como salas para a associação de pais e encarregados de educação (APESCA), associação de estudantes e sala de ginástica (balneários, vestiários, além de outras áreas). As salas de aula foram construídas de raiz e equipadas com: computador, projetor/quadro interativo, ligação à internet. Assim como foram concebidas salas de Tecnologias de Informação e Comunicação, laboratórios de Física, Química e Biologia, sala de estudo e salas de trabalho para docentes.

Os espaços exteriores à escola também foram intervencionados, nomeadamente, os desportivos, tendo-se separado as zonas de acesso pedonal e ajardinadas das zonas de acesso automóvel e, ocasionalmente, de estacionamento.

Galeria de Imagens...