ESIC

Selo EQAVET

No âmbito da orientação vocacional e profissional e das atividades promovidas pelos Serviços Técnico Pedagógicos da escola, no dia 24 de fevereiro de 2022 tivemos mais uma edição do Projeto Inspiring Future na ESIC, particularmente dirigido a todos os alunos do 12º ano e extensível aos alunos do 10º e 11º anos.

O projeto Inspring Future, uma associação juvenil sem fins lucrativos, em estreita articulação com a psicóloga da escola, dinamizou ao longo de toda a manhã um conjunto de atividades no sentido de criar uma ponte entre o ensino secundário e o ensino superior:

  • Sessão “Acesso ao Ensino Superior”: informação sobre a candidatura ao ensino superior, orientada para os alunos do 12º ano do ensino regular.
  • Sessão “Acesso ao Ensino Superior – Cursos Profissionalizantes”: informação sobre o prosseguimento de estudos para alunos de cursos profissionais (concurso normal, concurso especial e Cursos Técnico Superiores Profissionais – CTESP).  
  • Sessões organizadas por áreas académicas e profissionais: informação sobre cursos do ensino superior e saídas profissionais das áreas de Ciências Sociais e Humanas, Ciências e Engenharias, Saúde e Desporto e Gestão e Economia, sobretudo orientada para alunos do 12º ano do ensino regular, mas aberta aos do ensino profissional.  
  • Sessão “CTESP”: informação sobre cursos CTESP. 
  • Workshops (“A vida é bué cenas”, “Como sobreviver de salto alto e gravata?”, “Amigos, amigos… Decisões à parte!”): pretende desenvolver um conjunto de competências profissionais, nomeadamente reforçar e motivar atitudes de integração no mercado de trabalho, estimular uma atitude mais proativa e empreendedora e facilitar a tomada de decisão. 
  • Feira de Ensino Superior: estiveram representadas cerca de 25 instituições do ensino superior. Para além dos alunos do 12º ano, as turmas de 10º e 11º anos foram convidadas a visitar este espaço, acompanhados pelos seus professores.

 

Agradecemos a todos a colaboração, incluindo aos Técnicos dos Serviços Técnico Pedagógicos, aos Diretores de Turma e aos docentes que acompanharam os alunos nas diferentes atividades, bem como aos Assistentes Operacionais. Um especial agradecimento à equipa toda do Projeto Inspiring Future, bem como a todos os representantes das várias instituições de ensino superior presentes. 

Para o ano há mais!