ESIC

Selo EQAVET

“No dia mundial do livro o amarelo é a cor das histórias”

Ilustração da capa e personagens de uma história infantil ou juvenil.

Intervenientes:

Alunos do 8º A, professora de Ciências Naturais, professora Bibliotecária

Trabalho desenvolvido:

Leitura do livro “O Olho do Lobo” de Daniel Pennac, nas aulas de Ciências Naturais.

Após a leitura, foi proposta aos alunos a realização de uma oficina de ilustração, dinamizada pela professora bibliotecária e que teve lugar nas aulas de CN cedidas para o efeito.

Resumo:

“O Olho do Lobo” conta a história de um rapaz chamado África, num continente com o mesmo nome, assolado por conflitos, refugiados, desflorestação, perda de biodiversidade… e de um lobo, de uma região bem longe de África, apanhado por caçadores. Os dois vão encontrar-se num Jardim Zoológico (pois o Homem é um colecionador) e aí nasce uma amizade improvável.

É através do olho do lobo (Lobo Azul) que se reflete a sua história. O olho é o espelho das vivências do lobo na Natureza e também a ligação entre ele e o rapaz África. Desde que foi capturado o lobo só mantém um olho aberto. África mantém um olho fechado desde que conheceu o lobo. As histórias do Lobo e do rapaz África terminam no Jardim Zoológico.

É neste local que o rapaz vai reencontrar outros animais que consigo partilharam muitos momentos. Aqui começa a amizade com o Lobo Azul e isto merece ser visto com os dois olhos.