ESIC

Selo EQAVET

Esta comemoração foi decretada pela ONU com a finalidade de consciencializar os povos para o fenómeno da pobreza extrema. Sendo um dos objetivos do desenvolvimento sustentável, sublinha-se a necessidade de investir nas áreas da nutrição, saúde pública, educação sobretudo a das mulheres, do combate às alterações climáticas e do investimento em locais empobrecidos para erradicação da pobreza.

Como escola ativa, consciente e participativa nestas iniciativas de cidadania, abraçámos o projeto de sensibilizar toda a comunidade com diferentes atividades ao longo do primeiro trimestre do ano letivo.

Os Serviços Técnico Pedagógicos em articulação com a Biblioteca escolar, realizaram as primeiras sessões de sensibilização para a temática, com recurso à obra “Os Esteiros” de Soeiro Pereira Gomes para as turmas do 8ºC, G e H. Paralelamente, foi lançada a campanha de recolha de alimentos, com destino às famílias da comunidade envolvente, em estreita articulação com entidades locais, que mais diretamente atuam no terreno, nomeadamente a AMI.

No âmbito desta comemoração e atendendo à necessidade da sustentabilidade dos recursos ambientais, aderimos à campanha do Banco Alimentar “Papel por alimentos” cujo objetivo é, exatamente, a “transformação” do peso do papel usado angariado em igual peso de alimentos, encaminhados para entidades com responsabilidade na área. A escola correspondeu positivamente à iniciativa, recolhendo-se uma grande quantidade de papel.

Finalizamos o trimestre, com a “Feira de usados”, realizada a 15/12/2022 no átrio da escola, com a especial intervenção da turma do 10ºE, que no âmbito da disciplina de Economia, ao abordar as temáticas do consumerismo e da economia circular, decidiu aceitar o desafio de testar na prática esses conceitos. As turmas do 10ºI e 10ºG, aderiram também à iniciativa, canalizando os seus esforços para o projeto “Mãos que Ajudam”. Nesta feira, tivemos a colaboração, já habitual e imprescindível da APESCA.

A recolha de testemunhos junto de alunos, revelou um grau elevado de interesse na participação neste tipo de iniciativas que desejam ver repetidas num futuro próximo.