ESIC

Selo EQAVET

Cátia Silva, do 11º A, sagra-se campeã nacional nas Olimpíadas de Astronomia.

Irá a Katowice, no sul da Polónia, em agosto, disputar a fase seguinte, a nível internacional.

No passado dia 12 de maio, acompanhada pelo professor estagiário Francisco Alves, deslocaram-se, de comboio, ao Observatório Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda, para participar na Final Nacional das Olimpíadas de Astronomia. Eram 10 participantes, de todo o país, a disputar duas provas (1) teóricas (de resolução de problemas e de análise de dados) à tarde e uma prática (de observação) à noite.

No dia 13 de maio foram anunciados os resultados e qual não é o espanto quando se ouve o nome de Cátia Silva em primeiro lugar.

Por lá, ainda tiveram o privilégio de uma visita guiada ao Observatório Astronómico da Ajuda (hoje um museu) e tempo para explorar um bocadinho de vários movimentos da história da arte do século XX, no Museu de Arte Contemporânea, no Centro Cultural de Belém.

(1)  Estas provas tiveram o objetivo de selecionar os cinco estudantes que formam a equipa que vai representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA), de 10 a 20 de agosto de 2023, na Polónia.
Este é o sítio da IOAA deste ano, onde se encontram mais informações, por exemplo, sobre os países participantes: https://ioaa2023.pl/ .

Sítio da internet da SPA com algumas informações sobre a fase final: http://www.sp-astronomia.pt/Fase%20final%20OA2023