Cátia Silva integrou uma equipa composta por cinco alunos que Portugal enviou para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA) que se realizaram em Chorzow, na Polónia, entre 10 a 20 de agosto de 2023.
Esta aluna tinha-se sagrado vencedora da fase nacional destas Olimpíadas realizadas em Lisboa de 12 a 13 de maio.
A equipa composta por cinco alunos: Cátia Silva da Escola Secundária Inês de Castro, Bruno Ralha do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Madalena Mota e Pedro Azóia da Academia de Música de Santa Cecília e Filipa Cabrita da Escola Secundária José Saramago teve um excelente desempenho e Bruno Ralha obteve uma menção honrosa.
Os alunos receberam formação sobre um vasto conjunto de tópicos de astronomia nos meses anteriores à competição. No fim de semana de 28 a 30 de julho a equipa esteve reunida com os formadores no Centro de Ciência Viva de Constância, onde tiveram oportunidade de treinar observação de céu simulada através de sessões no planetário, praticar a utilização de telescópios e treinar para a prova de análise de dados.
Os alunos prepararam um poster com o título “Gaia Alerts: Observing Type Ia supernovae with robotic telescopes”, mostrando a recolha e a análise de dados de imagens de supernovas obtidas com telescópios robóticos de Las Cumbres, feitas pela equipa Portuguesa. O poster também vai ser apresentado no XXIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA) que se realizará em Coimbra de 7 a 9 de setembro deste ano.
Esta edição da IOAA contou com a participação de 236 estudantes de 50 países.
A próxima edição será realizada em agosto de 2024 no Rio de Janeiro, Brasil.