ESIC

Selo EQAVET

 

 

Cátia Silva é embaixadora do “Astronauta por Um Dia”

 

 

 

A 3 setembro de 2023, Cátia Silva – aluna do 12º ano da Escola Secundária Inês de Castro (ESIC) – fez o seu primeiro voo parabólico a bordo do Airbus A310 operado pela Novespace, na Base Aérea nº.11 da Força Aérea Portuguesa, em Beja, inserido na segunda edição da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, organizado pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.

Esta iniciativa proporcionou a 30 estudantes portugueses a oportunidade única de realizarem um voo parabólico e de vivenciarem desta forma condições de microgravidade semelhantes às dos astronautas no Espaço, que vivem com gravidade Zero.

O voo teve uma duração total a rondar uma hora e 45 minutos, foi composto por uma série de manobras de ascensão e queda, realizadas a partir de uma altitude de 6.000 metros.

Como detalhado pelos instrutores e especialistas durante o briefing no dia anterior ao voo, num período de cerca de uma hora, são realizadas 15 parábolas. Após três parábolas onde são replicados os efeitos da gravidade como se os passageiros estivessem em Marte e na Lua, são realizadas 12 parábolas onde é possível experimentar uma sensação de gravidade zero. Para além destas, houve uma 16ª parábola extra.

No voo, os jovens também tiveram a oportunidade de levar consigo algum objeto que considerassem importante. Cátia Silva aproveitou para fazer uma pequena experiência com um balão de hélio, para perceber quais seriam os efeitos da gravidade zero.

Cátia conta que, embora tenha sido uma experiência “muito emocionante”, sentiu “muita confusão”. “Eu passei grande parte do voo sentada, só fiz a última parábola e, nessa, eu estava a rodar e a pôr-me de cabeça para baixo e houve um ponto em que eu não conseguia identificar para onde é que eu estava virada de todo. Fiz a última parábola a flutuar, com os astronautas Matthias Maurer e Jean-François Clervoy.”

Para além do voo, os astronautas por um dia tiveram oportunidade de visitar a Base Aérea nº 11 nos dois dias anteriores ao voo, compreendendo melhor e colocando questões sobre as atividades e funções da Força Aérea. De 31 de agosto a 3 de setembro, os participantes foram recebidos no Palácio dos Maldonados, em Beja.

Agora, Cátia é uma das 30 embaixadoras da iniciativa durante o próximo ano, tendo que dinamizar atividades que a divulguem.