Pensar a Escola I
Avaliar para Melhorar
No dia 11 de setembro enquadrado no plano de abertura do novo ano letivo, retomou-se o Pensar a Escola, momento privilegiado para a reflexão pedagógica na escola.
Avaliar as Aprendizagens, avaliar o Projeto Educativo e avaliar os Roteiros Pedagógicos, o Trabalho Colaborativo e o Tempo Digital nortearam salas temáticas lideradas por formadoras especializadas que estimularam a interação pedagógica entre pares sobre contextos específicos e cruciais da ESIC.
Este primeiro Pensar a Escola, que envolveu 120 participantes voluntários, pretendeu lançar a discussão sobre a importância de avaliar para melhorar num ano letivo que se adivinha desafiante pelas prioridades estratégicas definidas. Conhecer a evolução dos resultados recolhidos e analisados através de uma monitorização planificada promove um maior envolvimento e aumenta a identificação com estratégias organizacionais associadas às metas da escola.
O processo avaliativo interno é transversalmente relevante para que se adequem metodologias e se operacionalizem projetos que respondam a necessidades diagnosticadas. Conhecer melhor para agir de forma ajustada, considerando sempre o feedback de um olhar interno atento, crítico e com sugestões para a melhoria traduz uma ação concertada e mobilizadora de um esforço coletivo. Este caminho diversificado e plural é determinante para todos num processo ascendente contínuo e sistemático.
Retomar a publicação da Newsletter – a primeira num registo temático – constitui um marco na cobertura de atividades que ilustram o trabalho de uma comunidade envolvida. Assinala igualmente um olhar interno sobre o que se constrói na ESIC através de retratos breves de momentos considerados relevantes no quotidiano pedagógico de uma unidade orgânica do século XXI.
Setembro de 2023
Manuela Carvalho
Diretora