ESIC

A continuidade do Pensar a Escola, enquanto laboratório reflexivo, encarado como uma oportunidade na auscultação da comunidade educativa foi-se assumindo como uma exigência metodológica da ESIC aberta a
olhares atentos, críticos e interventivos na garantia de um percurso de melhoria permanente.

9 de setembro de 2024 marcou o recomeço desse processo participativo e democrático que tem envolvido os agentes educativos numa presença significativa para TODOS enquanto elementos integrantes de uma comunidade de aprendizagem plural, dinâmica e que valoriza a VOZ dos que diariamente constroem uma escola pública rigorosa, exigente e de qualidade equivalente – a ESIC.

Pensar a Escola I através de uma metodologia prática suportada em equipas diversas (constituídas por diferentes agentes educativos) promoveu a construção de planos de intervenção com base em informação e conhecimento de selfies de alunos.
Ao longo das três horas, foi reforçada a importância da educação para a diversidade. No contexto atual, a diversidade crescente impõe à escola a consolidação de respostas adequadas ao perfil de cada aluno para que possa potenciar um processo de socialização integral e que aconteça a promoção do sucesso das aprendizagens. Acolher a diversidade é conhecer e valorizar a pluralidade cultural para que seja motor de aprendizagem e de desenvolvimento académico e pessoal entre pares. O conhecimento de cada aluno possibilita uma intervenção mais eficaz no planeamento do seu percurso escolar. Uma atuação personalizada mobiliza competências e desperta os valores e princípios inclusivos que devem ser partilhados e aceites por todos.

Após a análise, a partilha e a triangulação de propostas de ação, os docentes participantes nas respostas ao inquérito Reflexão num Minuto (inserido no padlet do Pensar a Escola I) identificaram temas norteadores para futuras reflexões partilhadas, a saber: a equidade e a inclusão; as metodologias ativas; a comunicação entre as lideranças e os pares e a relação crucial entre a Escola e a Família. Em paralelo, houve a manifestação de agrado pleno acerca da metodologia adotada incidindo sobre a análise de cenários/selfies de alunos, sobre o trabalho colaborativo que envolveu os vários grupos e ainda sobre a reflexão de casos reais que, em conjunto,
desencadearam um saudável ambiente formativo numa jornada pedagógica de curta duração.

Deste modo, o planeamento dos Pensar a Escola 24/25 estará alinhado com as propostas já sugeridas e a sua implementação através do Envolver@Comunicar. A avaliação de todo o processo permitirá uma monitorização intercalar com respostas a questionários curtos – Reflexão num Minuto – que possibilitarão a antecipação de eventuais problemáticas.
A revisão acontecerá igualmente através do feedback obtido sobre a participação dos envolvidos e será consolidada pelo diálogo continuado orientado para a melhoria contínua com impacto na qualidade das aprendizagens na e com a ESIC.

A Diretora,
Manuela Carvalho
 
ESIC, setembro 2024